Na semana passada foi detetado um caso positivo ao vírus Covid-19 na nossa escola. Foram desencadeados todos os mecanismos necessários para o controlo da eventual transmissão, seguindo o referencial da Direção Geral de Saúde para as escolas, que pode ser consultado aqui.

Felizmente o elemento da escola infetado pelo vírus encontra-se bem dentro do possível, a recuperar favoravelmente. As turmas com maior risco de exposição encontram-se desde hoje em isolamento profilático, cumprindo indicações do Delegado de Saúde do ACES Loures- Odivelas, a quem cabe a decisão de definir os próximos passos – incluindo a determinação de quem será testado.

Como pais é natural e perfeitamente legítimo que os níveis de stress e angústia aumentem mas não podemos deixar que se instalem! Este estado de espírito e preocupações são partilhadas por todos – alunos, pais e equipa da escola. E é na equipa da Escola e Direção em quem devemos manter a máxima confiança, certos de que tudo farão na defesa e salvaguarda da segurança e bem-estar de todos, crianças em especial.

Estamos juntos neste desafio e é fundamental, agora mais do que nunca, que a calma e a tranquilidade sejam mantidas para que a situação possa ser gerida da melhor forma, minimizando o impacto no estado de espírito dos nossos filhos. 


Vamos aguardar com serenidade e resiliência pelos desenvolvimentos desta situação, focados no regresso à normalidade o mais breve possível.


Juntos Somos Todos Condessa!


Nota: O SARS-CoV-2 é um vírus transmitido, essencialmente, pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias de uma pessoa doente por COVID-19. Após esta exposição, os sintomas podem-se desenvolver até 14 dias desde o último contacto, sendo estes predominantemente de natureza respiratória, como tosse, dificuldade respiratória e febre (>38ºC). Também, podem coexistir outros sintomas, como odinofagia (dor de garganta) e dores musculares generalizadas, perda do paladar ou do olfacto, diarreia, dor no peito e dor de cabeça, entre outros. A pessoa doente pode também não apresentar sinais ou sintomas. Se alguém do seu ambiente próximo desenvolver sintomas sugestivos de COVID-19 deve permanecer em casa e contactar os serviços de saúde por telefone (SNS 24 – 808 24 24 24) ou outras linhas específicas criadas para o efeito. 

Referencial escolas – Controlo transmissão COVID-19